Uma leoa matou o pai de seus três filhotes em um zoológico nos Estados Unidos.
A leoa Zuri, de 12 anos, atacou o leão Nyack, de 10 anos, que morreu sufocado. Os funcionários do zoológico de Indianápolis não conseguiram apartar a briga.
Os leões viveram no mesmo ambiente por oito anos, e tiveram três filhotes em 2015.
O zoológico afirmou em um post no Facebook que iria fazer uma investigação cuidadosa para tentar descobrir o que aconteceu.
"Nyack era um leão magnífico e fará muita falta", escreveu a instituição.
Funcionários disseram que foram alertados por uma quantidade incomum de rugidos vindos do abrigo dos leões.
Zuri estava agarrando Nyack pelo pescoço, e apesar dos esforços para separar o par, ela só largou depois que ele havia parado de se mover.
Não havia nenhum registro de qualquer comportamento agressivo anterior entre os dois, segundo o zoológico.
"Os funcionários criam vínculos muito fortes com os animais, então, qualquer perda nos afeta profundamente", disse o curador do zoológico David Hagan à agência Reuters. "Para muito de nós, [os animais] são como membros da família."
A instituição afirmou que não há nenhum plano no momento para modificar os procedimentos de cuidado com os leões.
Leoas às vezes atacam leões em seu ambiente natural e episódios do tipo também foram registrados em parques de safári.
Em Gatos e Felinos, você vai saber mais sobre o universo dos gatos, raças existentes, curiosidades e notícias sobre eles e outros felinos espalhados pelo planeta.
segunda-feira, 22 de outubro de 2018
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Embaixada dos EUA na Austrália envia e-mail com foto de gato fantasiado de Cookie Monster
A Embaixada dos EUA na Austrália enviou sem querer um e-mail com uma foto de um gato fantasiado de Cookie Monster, personagem do programa infantil Vila Sésamo.
A embaixada pediu desculpas pelo engano.
O e-mail descrevia a foto como uma "festa do pijama de gato" e incluía um texto em latim e um botão de RSVP.
Gavin Sundwall, responsável da embaixada por assuntos públicos, mandou um pedido de desculpas e disse que o mail foi enviado sem querer durante um teste da plataforma e que, infelizmente, a festa não iria ocorrer.
A foto original foi tirada por Jennifer Stewart e postada no Instagram. Ela postou uma nova foto mostrando o gato Joey, fantasiado, e posando em frene a uma reportagem sobre o caso, afirmando que Joey está "triste" porque a festa não vai rolar.
terça-feira, 16 de outubro de 2018
China apresenta três novos filhotes de tigre-de-bengala branco
Três filhotes sapecas de tigre-de-bengala brancos, que devoram suas mamadeiras como qualquer bebê, encantaram a China desde sua primeira aparição em público.
Nascidos há três meses em um zoológico de Kunming (província de Yunnan, no sul do país), os tigrinhos de olhos azuis são exemplares excepcionais de tigre com a pelagem branca com rajados pretas.
A cor dos tigres se deve a uma variação genética da pele normal do tigre-de-bengala, uma mutação rara na natureza. Mas no zoológico de Kunming há 41 felinos desta cor.
Segundo a ONG WWF, existem apenas 2,5 mil tigres-de-bengala livres no mundo, a maioria deles na Índia.
A jovem mãe dos tigrinhos estava um pouco desajeita com os bebês e, por isso, os cuidadores assumiram a mamadeira e passaram a monitorá-los.
Na China, onde o tigre é um dos 12 animais do zodíaco, foi lançado um concurso nacional para escolher o nome dos felinos. Eles serão batizados no fim deste mês.
quinta-feira, 23 de agosto de 2018
Gato acima do peso posto para adoção nos EUA viraliza na Web
Um gato acima do peso foi colocado para adoção em Morton Grove, no estado americano de Illinois, e conquistou a internet.
Fotos do gato Bruno, de 11 kg, foram postadas pelo abrigo de animais Wright Way.
"Ele é o gato mais legal", diz o anúncio, que acrescenta que Bruno está saudável e fazendo dieta.
Bruno, que foi encontrado sozinho na rua, também tem polidactilia, uma condição que faz os felinos terem dedinhos adicionais nas patas.
O abrigo afirma que já recebeu várias propostas de um lar para Bruno e que elas estão sendo avaliadas.
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Resgate de onça-parda presa em galinheiro mobiliza bombeiros por seis horas
Uma onça-parda de 60 kg foi resgatada dentro de um galinheiro, na noite desta quarta-feira (15), na Zona Rural de Piedade (SP). O Corpo de Bombeiros trabalhou seis horas para conseguir capturar o animal.
Segundo a corporação, uma equipe foi acionada pelo dono da chácara, no bairro Douradinhos, quando ele notou a presença da onça.
Ainda de acordo com os bombeiros, quando a onça entrou no local, a porta do galinheiro fechou e ela ficou presa com as galinhas.
Como o animal estava agitado, o resgate durou cerca de seis horas. Foram necessários três bombeiros para conter o animal que tem dois metros de comprimento.
A onça-parda foi levada à Polícia Ambiental em Sorocaba.
sábado, 11 de agosto de 2018
Os três filhotes de onça-pintada do Parque Nacional do Iguaçu que são esperança para a espécie
A segunda-feira, dia 6 de agosto, foi um dia de agitação e alegria para os pesquisadores que trabalham no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Nesse dia, a onça-pintada Atiaia (raio de luz, em tupi-guarani) foi avistada com três filhotes. O nascimento das oncinhas é uma esperança para a sobrevivência da espécie na Mata Atlântica, bioma em que está criticamente ameaçada de extinção.
"Numa população de 22 onças no Parque Nacional do Iguaçu, o nascimento de três filhotes é extremamente importante. Em toda a Mata Atlântica, existem apenas cerca de 300 desses felinos. Por isso, a região do parque é chave para conservação da espécie", afirma a bióloga Yara de Melo Barros, coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, que protege a espécie no Parque Nacional do Iguaçu.
Na manhã de segunda-feira, Atiaia e seus filhotes, que têm cerca de dois meses, foram vistos em um trecho da pista asfaltada que cruza o parque. A mãe e duas oncinhas atravessaram a pista, enquanto o terceiro filhote voltou para a mata. No fim da tarde, o filhotinho que havia se separado da mãe foi resgatado pela equipe do projeto e reunido à família.
Foi a primeira vez que a prole foi vista pelos pesquisadores. Antes do encontro, pensava-se que Atiaia tinha dado à luz apenas um filhote.
Estão sendo feito esforços para evitar que os filhotes ou a mãe sejam atropelados na pista do Parque Nacional do Iguaçu - uma área turística. Para isso, o local está sendo sinalizado com placas que informam sobre os filhotes e com cones nos locais onde os animais são avistados com mais frequência. Além disso, os carros que circulam no parque recebem um GPS que monitora a velocidade.
As oncinhas são uma demonstração do sucesso do Projeto Onças do Iguaçu. Desde o início dos esforços de conservação do felino no parque, em 1990, esta é a primeira vez que é registrado o nascimento de três filhotes. O número de onças-pintadas no parque está crescendo - dobrou entre 2009 e 2016.
sexta-feira, 29 de junho de 2018
Zoo apresenta filhotes de guepardo na Alemanha
O zoológico da cidade alemã de Erfurt apresentou nesta quarta-feira (27) 4 filhotes de guepardo que nasceram em 9 de maio.
Os 4 bebês -1 macho e 3 fêmeas- estavam acompanhados de sua mãe, Freela.
terça-feira, 19 de junho de 2018
Gatinha resgatada na rua nos EUA era lince
Um abrigo de animais do estado americano de Minnesota descobriu que uma gatinha resgatada na rua na verdade era um lince.
O Wildlife Rehabilitation Center de Minnesota postou uma foto da "gatinha" que foi trazido por um cidadão que o descobriu miando em um estacionamento.
O homem desconfiou que não se tratava de uma gata doméstica.
A equipe do abrigo acabou descobrindo que se tratava de uma filhote de lince, que estava em bom estado de saúde, mas um pouco desidratada.
A filhotinha foi mandada para outro abrigo especializado em felinos selvagens para ser tratada.
Bombeiros resgatam onça parda 'passeando' pelas ruas em Mineiros do Tietê
Uma onça parda foi flagrada por moradores deitada na porta de uma clínica durante a madrugada desta segunda-feira (18) em Mineiros do Tietê (SP).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal estaria andando perto do Pronto Atendimento da cidade. Um motorista de uma âmbulância viu o animal e o levou até a porta da clínica.
Os bombeiros foram acionados e conseguiram colocar o animal dentro de uma jaula. A onça foi levada ao quartel da corporação, sendo encaminhada ao Zoológico de Bauru.
O animal não apresentava ferimentos, mas deve passar por exames antes de ser solto nas matas da região.
Na semana passada, outra onça parda foi flagrada em cima de uma árvore no distrito de Potunduva, em Jaú. Ela se assustou com o apito do trem e depois fugiu de cães que notaram sua presença no sítio.
terça-feira, 6 de março de 2018
Leoa desenvolve juba naturalmente em zoológico nos EUA
Bridget, uma leoa de 18 anos que vive no zoológico de Oklahoma City, desenvolveu naturalmente uma pequena juba. Segundo veterinários, o crescimento dos pelos, típicos de machos, não afetou sua saúde, mas exames ainda estão sendo realizados para determinar a causa.
Existe a possibilidade de um desequilíbrio hormonal provocado por um tumor benigno em sua glândula adrenal ou pituitária, afirmam os especialistas. Eles já coletaram sangue do animal e aguardam a análise dos resultados.
Bridget tem uma irmã da mesma idade, Tia, que não desenvolveu pelos extras como ela. As duas vivem ao lado de um macho de 6 anos, Hubert, este sim dono de uma vasta juba, normal em todos os machos da espécie.
Segundo os funcionários do Oklahoma City Zoo, o crescimento da mini juba de Bridget aconteceu entre março e novembro de 2017. Eles acrescentam que ela não teve nenhuma alteração de comportamento e, ao menos aparentemente, nenhum problema de saúde acompanhou sua mudança de visual.
Bridget é considerada uma leoa praticamente idosa, já que a expectativa de vida de um leão é de cerca de 20 anos em ambientes controlados e 15 anos na natureza. Ela nasceu no próprio Oklahoma City Zoo em 1999 e teve filhotes em 2007.
Especialistas consultados pelo zoológico relataram outros casos já registrados de fêmeas que desenvolveram jubas, embora isso seja raro. Em 2011, o mesmo aconteceu com um animal de 13 anos que vivia no Zoológico Nacional da África do Sul, neste caso devido a um problema nos ovários que resultou em uma produção excessiva de testosterona. Após um tratamento, o hormônio voltou ao nível normal e os pelos extras sumiram.
Já em 2014 um grupo de cinco leoas que viviam soltas em Botswana também foram vistas com jubas. Neste caso, como todas eram jovens e vinham de uma mesma ninhada, os pesquisadores que as observavam acreditam que a causa tenha sido algum componente genético.
sábado, 24 de fevereiro de 2018
Exposição reúne 318 gatos de 20 raças diferentes em clube na Av. Paulista
Mais de 300 gatos de 20 raças diferentes participam de exposição neste sábado (24), no Clube Homs, na Avenida Paulista, na região central de São Paulo.
O evento é promovido pelo Clube Brasileiro do Gato e tem entrada gratuita. Na exposição, os felinos são avaliados em diversas categorias por juízes de vários países e os vencedores somam pontos no ranking nacional da entidade.
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
Nova York expõe gatos para adoção em 'telhado de vidro'
Uma exposição de "gatos no telhado de vidro" foi inaugurada em Nova York com o objetivo de exibir de maneira criativa gatos de rua que estão disponíveis para adoção.
Os gatos, de uma sociedade protetora dos animais locais, ficavam sobre um teto de vidro e podiam ser vistos pelos potenciais donos.
Assinar:
Postagens (Atom)